Conheça as 5 principais metodologias de vendas
Tenha clareza sobre as metodologias de vendas e eleve o desempenho de sua equipe
Este artigo tem como objetivo esclarecer o que são metodologias de vendas, isto é, qual a sua importância, seus benefícios e como aplicá-las; após tomar conhecimento das 5 metodologias de vendas que trazem mais resultados. Indo direto ao assunto, o primeiro passo é entender o significado de metodologia. Para isso, fomos ao Aurélio buscar definição - é “a aplicação de um método”. Agora, veja nossa definição e, no contexto de vendas - é um processo com o objetivo de vender mais e melhor.
Podemos fazer uma analogia ao jogo de vôlei, onde cada um tem uma função específica que, se bem orquestrada, pode gerar resultados incríveis, uma vez que há espaço para habilidades diversas. No entanto, a equipe é soberana para se alcançar a meta.
Entenda a importância de utilizar metodologias de vendas e seus benefícios
Um método precisa atender esses 3 quesitos, estruturado, validado e replicável; daí sua importância. Sua aplicação se torna simples, contribui com redução de custos e as lições aprendidas podem ser compartilhadas, criando um histórico. O exemplo mais claro de um método, que atende esses requisitos, são as Franquias.
Quando você toma a decisão de optar por este tipo de negócio, esta lhe fornecerá o passo a passo, ou seja, a receita do modo de fazer, a quantidade de ingredientes, os fornecedores, com objetivo de alcançar os resultados que a franquia já obteve.
Algumas pessoas entendem, que desta maneira, perdem a liberdade das ações. Para entender como vender mais sem aumentar sua equipe,é necessário disciplina, foco. Com essas atitudes conquista-se a liberdade, pois terá o controle das ações, que geram resultados.
Quais as 05 metodologias de vendas mais eficientes
Iniciaremos pela A.I.D.A–sua aplicação consiste em chamar a Atenção, causar o Interesse, despertar o Desejo e chamar para a Ação. Podemos utilizar em diálogos presenciais, roteiro de telefonemas, e-mails, essa metodologia torna-se uma opção versátil, para causar impacto, em curto espaço de tempo.
A metodologia DISC–sua execução permite perceber as emoções presentes nas relações -Dominância, Influência, (Steadnisess) Estabilidade e Conformidade. O entendimento das emoções (medo, alegria, segurança, raiva) em todo o processo de compra, é fundamental para entender os motivadores de compra e suas objeções, conduzindo para a apresentação.
vendedor,muito utilizado na apresentação e, assim, encaminhar para negociação ou fechamento.
Solution Selling - a função deste método é fortalecer a imagem de consultor, enLeanSelling–esta metodologia tem como propósito manter o foco e ter clareza das ações. Elimina-se tudo que não gerar valor percebido, pelo cliente, entrega-se o que foi solicitado com a maior qualidade possível, respeitando o tempo e as condições em que o cliente, realmente, precisa. Trata-se de um processo fluido, cujo ponto de vista do consumidor será a bússola do tender as nuances de cada cliente, a fim de customizar uma solução única, baseada no desafio de cada cliente. A personalização, em alto nível, eleva o jogo e a comparação, por preço, é praticamente descartada. Levantar a necessidade de compra é extremamente relevante, nesse método. Adicionalmente, busca-se mostrar as perdas que o cliente terá, muito aderente a serviços ou produtos de alto valor agregado.
Spin Selling - a praticidade deste método, principalmente no marketing digital, é marcada por levar o cliente à jornada de compra. Sua base é mostrar a situação atual, ou seja, o cenário de caos que o cliente vive, levando-o a observar algo que, apesar de evidente, não estava claro. Com o desafio em evidência,mostram-se as implicações que este cenário traz, despertando sua necessidade de buscar uma solução, de maneira intuitiva, com quem contribuiu esclarecendo.
Como aplicar as metodologias de vendas no meu negócio
Agora você conhece as metodologias de vendas, é sabedor das suas vantagens, onde e como aplicar cada uma delas. Sugiro, pois, como próxima atividade, que faça o seu estudo de caso, seguindo os critérios - quanto complexo é a venda que acontece no seu negócio e o tamanho do ciclo de vendas; quais os participantes há no seu mapa de vendas e, assim, decidir qual metodologia vai pôr em prática.
Falando nisso, pratique compartilhando agora, este artigo em suas redes sociais.
Até o próximo post do VENDEDOR VENCEDOR, abraços.
Vanderlei Souza