Os segredos de um atendimento VENCEDOR observados na rodoviária de Osasco

Há como fazer um atendimento VENCEDOR mesmo com o cliente inconscien


Você pode fazer a diferença e superar as necessidades do seu cliente

No último sábado, estive na rodoviária de Osasco, se você não sabe, vivo em Carapicuíba e sempre que posso prefiro valorizar nossa região Oeste de São Paulo.

Bom, estive lá porque a tia de minha esposa iria retornar a Brasília – DF e a saída do ônibus foi de Osasco, sim, ela tem prefere viajar de ônibus.

A região evoluiu muito, porém a questão de segurança é algo que pode (e deve) ser reforçado urgentemente.

Como minha especialidade é atendimento e vendas, no momento da espera sempre observo os guichês e o entorno, o movimento estava relativamente baixo. Na mesa ao lado sentou-se um viajante visivelmente embriagado que havia “perdido” o ônibus. 

Um jovem senhor responsável pela organização do embarque com muita atenção o orientava, acompanhado de outra jovem senhora vendedora de um dos guichês.

Ambos demonstravam preocupação com o viajante, pediram um telefone para  chamar alguém da família para buscá-lo, ela muita atenciosa ainda disse que conseguiria remarcar a passagem perdida com a apresentação do documento, na carteira do viajante em cima da mesa algumas notas de cinqüenta reais documentos, chamavam a atenção dos “urubus” presentes (aqui reforço a necessidade da segurança).

O viajante, relutante em aceitar a ajuda, dizia que tinha dinheiro para pagar outra passagem e insultou tanto a senhora como o senhor que tentavam ajudar.

Mas os nossos VENCEDORES no atendimento FILTRAVAM inteligentemente as ofensas, eles estavam no COMANDO DA SITUAÇÃO, sabiam que no dia seguinte após a ressaca em casa o viajante iria agradecer aquela atenção e PERSISTIAM em ajudá-lo.

Foram praticamente 40 minutos de NEGOCIAÇÃO, até eles conseguirem convencer o viajante a remarcar a viajem e a chamar alguém a buscá-lo.

Ali, em um sábado a noite, reforcei mais um dos conceitos que em meus encontros, treinamentos, palestras e bate papo sempre reforço, os segredos dos vencedores é que eles tem o COMANDO DA SITUAÇÃO, PERSISTEM, NEGOCIAM, FILTRAM para conquistar o objetivo.

Muitas vezes em VENDAS nossos clientes são como o viajante, relutante em aceitar a realidade, insulta os vendedores (fazendo-os esperar, dando respostas prontas, inventando desculpas), porém, tudo isso, quando o/a profissional de vendas sabe que tem realmente o que a cliente precisa e que pode resolver, ele persiste.

Assim, o que seria uma simples despedida de uma tia, virou o meu artigo da semana e mais uma competência do vendedor, observe, esteja atento as oportunidades aparecem de onde você menos espera.

Um abraço e até semana que vem.
Vanderlei Souza